sexta-feira, 18 de julho de 2014

O Foco de Asael.

Olá meninas, eu sei que eu ja tinha escrito um post sobre o jovem ser focado em seu objetivo, mas Deus me deu a idéia de escrever sobre esse tema mais uma vez mas com uma abordagem diferente. Vamos falar sobre foco em um objetivo específico que deve ser prioridade em nossas vidas que é a nossa salvação, e para falar de um tema tão importante vou citar o exemplo Asael.
Asael irmão de Joabe estava perseguindo Abner o chefe do exército depois de uma batalha entre os servos de Davi e os servos de Isbosete filho de Saul, onde Israel foi derrotada diante dos servos de Davi.

" Asael perseguiu Abner, seguindo-o sem se desviar nem para a direita nem para a esquerda.
Nisso Abner, olhando para trás, perguntou: És tu Asael? Ele respondeu: Sou eu.
Então Abner lhe disse: Desvia-te para a direita, ou para a esquerda, e pega um dos jovens e toma os seus despojos. Asael, porém, não quis desistir de persegui-lo.
Então Abner voltou a dizer a Asael: Sai de detrás de mim para que eu não te mate e te jogue por terra. Pois, como eu ficaria diante de Joabe, teu irmão?
Porém, ele não desistiu de persegui-lo. Então, Abner o feriu com a ponta da lança na barriga, de modo que a lança saiu pelas costas; e ele caiu ali e morreu naquele mesmo lugar. Todos os que chegavam ao lugar onde Asael caíra morto, paravam."  (2 Samuel 2:19 ao 23).

Vemos que Asael estava focado, e a bíblia faz questão de mencionar que ele não se desviou nem para a direita nem para esquerda, ele seguiu firme, e mesmo com a sugestão de Abner dizendo para ele se desviar e tomar os despojos de um jovem mesmo assim Asael não se desviou, ele estava tão focado que nem sob ameaça de morte ele desistiu de seu objeto.
Hoje é assim que o mal age, ele tenta nos destrair ofercendo algo que brilhe ao nossos olhos para fazer a gente perde o nosso foco e com isso nos fazer desviar como Abner tentou fazer com Asael mas não conseguiu, pois Asael estava tão focado que riquezas não interessavam nem a morte lhe assustava tamanha a determinação de Asael.
Talvez você pense "Ah mas Asael morrreu do que adiantou estar tão focado? Era melhor ter se desviado pelo menos ele teria ficado vivo e com riquezas.". Mas quem te garante que não era uma armadilha para destrair Asael para mata-lo enquanto ele tivesse destraido com os despojos? Asael pode até ter morrido mas ele morreu com honra, e foi lembrado pelas pessoas até mesmo por Abner, como uma pessoa determinada que não se desviou de seu foco.
O diabo quer desviar o seu foco da salvação para depois te matar, e muitos tem perdido a salvação por que olhou para o que o mundo tem pra oferecer que na realidade nem vale a pena, por que no começo é bom mas depois acaba com a vida da pesssoa.
Asael teve varias oportunidades para se desviar, ele poderia ter parado seja pra beber água ou por outro motivo, mas ele continuo firme, pois ele estava olhando pro seu objetivo.
Não se deixe se destrair, muitos tem caido por causa de sentimento, veja que Abner apelou para o sentimento de Asael.

" Então Abner voltou a dizer a Asael: Sai de detrás de mim para que eu não te mate e te jogue por terra. Pois, como eu ficaria diante de Joabe, teu irmão?"  (2 Samuel 2:22)

Isso não fez Asael desistir.
Minha amiga não perca o seu foco!
Se análise sera que você tem se deixado destrair? E se sua resposta
for sim, mude essa situação tome providencias para não se destrair mais,  e recupere seu foco! DIGA NÃO à sugestões do mal.

Deus abençoe em nome do Senhor Jesus Cristo.

7 comentários:

  1. Bom conselho para as jovens. No entanto, a mensagem do texto é outra. O experiente Abner, capitão do falecido rei Saul, não queria matar o teimoso e obstinado jovem Asael. É raro, mas as vezes precisamos ouvir nossos inimigos adultos, mais sensatos do que muitos jovens cristãos. Abner pediu duas vezes para ele desistir da perseguição, aconselhou correr atrás de um outro jovem como ele. Mas a obstinação tem levado muitos jovens a morte, desperdiçar sua vida e seus talentos. No caso, desviar para qualquer lado era evitar a morte certa. Fato não ocorrido com o talentoso Asael, sobrinho de Davi. Como dizem por aí: "morreu de bobeira".

    ResponderExcluir
  2. Asael tinha um objetivo claro: Ferir o exército do rei Saul, matando Abner. Se pararmos para pensar, Asael se sacrificou pelo seu objetivo, pois ele estava focado em matar Abner, mesmo que não tenha sido pelas próprias mãos, deu motivo plausível à sua família (Joabe) para que vingassem a sua morte. Ou seja, por isso que não teve medo da morte e nem se abalou ou pestanejou com nada que Abner falava. Seu objetivo foi alcançado: Abner morto, seu irmão Joabe se tornou comandante e Davi se torno um grande rei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas Salomão matou Joabe em ordem de Davi e os danos da sua desobediência.

      Excluir
    2. Aos olhos de Davi Joabe errou,
      Abner matou Asael em guerra, Joabe o assassinou em covardia e em desobediência a um aliança que estava sendo firmada pelo Rei Davi.
      Fora que Joabe matou Absalão em desobediência a Davi tbm.
      Por isso Davi aconselhou Salomão a matar Joabe.

      Talvez Asael seria muito mas útil em guerras posteriores. Mas ele queria matar o comandante, sendo que era a primeira guerra dEle, enxergo que Asael foi corajoso, mas presunçoso.

      Excluir
    3. A morte de Asael foi por inexperiência e presunção. Não sei se ele serve como exemplo de foco. Ele se destraiu com seu próprio Orgulho.

      Excluir